“A empresa deve contribuir para a formação do espírito humano”
“A empresa deve produzir soluções para um novo mundo, transformar-se em agente de mudanças e conectar indivíduos a causas. ”
Quem você imagina que proferiu essas sentenças?
Talvez um ativista social?
Ou um especialista em sustentabilidade com uma visão romântica?
Que tal uma empreendedora que construiu seu negócio alicerceado sobre esses pilares e, como consequência, o vendeu por U$ 1,14 Bilhões?
É isso mesmo. Essa visão é de autoria de Anita Roddick, fundadora da Body Shop, que em 2006 foi vendida por U$ 1,14 Bilhões para a Loreal.
Infelizmente Anita já não está entre nós, porém com seu vigor, intensidade e visão de mundo foi responsável pelo início de uma revolução que se tangibiliza com vigor nos dias atuais.
Tive a oportunidade de interagir pessoalmente com a empreendedora em uma de suas vindas ao Brasil pela HSM. Creio que ela ficaria feliz em saber que a empresa que fundou foi adquirida pela Natura (em 2017 por um valor estimado de 1 bilhão de euros).
Recordo-me que conduzi um Talk Show com ela e um dos convidados perguntou o motivo da Body Shop não entrar no país (na época, Anita estava à frente do negócio).
Com a maior humildade do mundo, considerando que sua empresa já era muito representativa globalmente, ela respondeu:
- Tenho muito respeito pelas empresas que atuam no setor no Brasil que adotam uma visão sustentável em seus negócios com sucesso. Não estou certa que faríamos a diferença por aqui.
É óbvio que estava se referindo a Natura.
Convido você a essa reflexão: Valores íntegros geram valor econômico
Esse é o presente e futuro de uma sociedade mais próspera que integra o empreendedorismo a valores sociais.
Está aí a real possibilidade do empreendedorismo contribuir para a transformação da sociedade por meio de uma visão poderosa que cria valor a todos os agentes de nosso ecossistema.
Não se trata de uma utopia. Você concorda?