Com casos de aplicações e exemplos de modelos práticos que poderão ser utilizados por empresas de todos os portes, Vendas 3.0 relata mais de 70 cases de grandes empresas do Brasil e do mundo.
Minha proposta com o livro foi gerar reflexão sobre as mudanças no cenário dos negócios, em que as necessidades dos consumidores têm evoluído radicalmente, de modo que as organizações e os profissionais de vendas devem se estruturar para se manter competitivos diante dessas transformações. Desta forma, “Vendas 3.0” representa o estudo e a abordagem da evolução da atividade de vendas, considerando-a como uma atividade estratégica dentro da gestão da organização.
Com apresentação de Walter Longo e endorsement de Philip Kotler, o autor aborda a evolução do consumidor moderno, que passa a dominar as negociações de vendas com suas novas exigências e com uma postura mais crítica em relação ao que lhe é oferecido.
No decorrer dos anos, foi observado pelos profissionais da área de vendas o surgimento e a evolução de vários estudos sobre gestão, qualidade e produtividade, entre outros termos de administração, com o objetivo de transmitir idéias e conceitos que auxiliam no desenvolvimento das atividades organizacionais. Percebeu-se, entretanto, que a evolução no estudo do setor de vendas das empresas não acompanhou o advento desses novos métodos que emergiram ao longo dos últimos anos.
Em resumo: o mundo mudou, o mercado mudou, os consumidores mudaram e as exigências de compra também não são mais as mesmas. Na era da informação e da tecnologia, em que a oferta é maior do que a demanda, o sucesso está atrelado a idéias inovadoras e às suas aplicações de forma diferenciada. Mas o ambiente de vendas ficou à margem das principais mudanças e inovações ocorridas no contexto organizacional recente.
O livro também revela, com uma linguagem simples e objetiva, as habilidades e capacitações que o profissional de vendas deve desenvolver para acompanhar a nova dinâmica do mercado, além de orientar sobre as características do novo perfil do vendedor e quais os caminhos mais efetivos para desenvolvê-lo. Na linguagem “de vendedor para vendedor”, é apresentada a ideia de que o profissional atual é muito mais gestor dos negócios e vem acompanhando as mudanças e exigências dos clientes.
A ascensão da estratégia comercial também é abordada, quando se é revelado que a atividade de vendas migrou de uma visão puramente tática para uma ideia integradora e estratégica.
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