fbpx

Por que aprender é fundamental para o empreendedor e as empresas

09 janeiro 2015

Há mais de 10 anos tive a oportunidade de participar de um evento com Alvin Toffler, um dos principais futuristas do mundo que se dedica a explorar, dentre outros contextos, as tendências para o mercado corporativo. Na época o pensador americano apresentou uma visão que me marcou bastante: no futuro, a distinção não será mais entre empresas grandes e pequenas e, sim, entre mais rápidas e mais lentas (não me lembro da frase literal dele, mas o sentido era esse). Toffler acertou em cheio. Atualmente, devido aos benefícios advindos da tecnologia, o porte da empresa já não é o único elemento de êxito de uma organização como ocorria no passado. Empresas menores prosperam em seus mercados ao serem mais ágeis, inteligentes e aproveitarem sua estrutura para serem mais flexíveis e aderentes às necessidades do mercado. E isso não tem a ver com seu tamanho. Tudo isso evidencia a importância do aprender continuamente. A lógica é a seguinte: já que a dinâmica do mercado muda constantemente com uma velocidade incrível, é necessário aprender continuamente sobre as oportunidades advindas dessas mudanças. Uma empresa com estrutura mais enxuta tem até mais condições de ser mais permeável às oscilações do ambiente a seu redor do que uma empresa maior já que a tendência é que essas organizações tornem-se mais engessadas e pouco flexíveis. Assim, fica definido que o aprendizado constante é uma das estratégias mais poderosas para o crescimento rápido de uma organização de menor porte.

Continuar Leitura

UMA AULA DE (DES)ATENDIMENTO: COMPATIBILIZANDO ADEQUADAMENTE INDICADORES COM O RESULTADO ALMEJADO

19 dezembro 2014

Hoje tomei uma lição de (des)atendimento. Meu relógio frequencimetro da Garmin deu pau. Ele não está carregando bateria e não estabiliza ligado. Entrei no site da empresa onde não é possível encontrar endereço para revenda técnica. Você é obrigado a enviar uma mensagem a eles para obter um retorno sobre o procedimento que deve adotar. Fiz isso e recebi um retorno muito rápido da empresa. Nesse email fui comunicado que, devido ao recesso do final do ano, eles só iriam atender demandas como a minha em 15/01. Legal, não é? Mas, isso não é o pior. O mais interessante é que eles deram o pedido como concluído. É aí que entra minha reflexão. Certamente o responsável pelo atendimento da Garmin deve estar muito feliz por estar batendo suas metas de atendimento já que ele “concluiu” minha solicitação em tempo recorde. Muito possivelmente sua performance é mensurada por esse indicador: tempo de resolução do atendimento. Pouco importa se, de fato, a solicitação do cliente foi atendida ou não. O que importa é “concluir” o pedido.

Continuar Leitura

O paradoxo do Conhecimento

15 dezembro 2014

Nenhum de nós tem uma visão clara de nosso pleno potencial. Por mais que enunciemos nosso caminho, no fundo, no fundo, não temos consciência de onde podemos chegar. O potencial do ser humano é ilimitado. Nossa oportunidade de crescimento, no entanto, não reside no que sabemos. Ela está presente, de fato, naquilo que desconhecemos. Paradoxal, não é? Pois existe outro paradoxo nessa história toda que me instiga: quando estudamos um tema, qualquer que seja, quanto mais próximo estamos de nosso objetivo mais distante ele fica. Explico: o mundo do conhecimento é tão fascinante que ele se descortina de acordo com a caminhada. E quanto mais me aprofundo mais janelas se abrem. Quanto mais janelas se abrem, mais janelas se abrem em uma dinâmica infinita que mais se assemelha àquelas obras do Escher, o gênio da perspectiva.

Continuar Leitura

55 / 59

PÁGINA