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Lições que podemos extrair da história do Rei do Iphone

26 junho 2016

Um dos maiores desafios, em se tratando de educação, é transformar conceitos abstratos em referências práticas. Esse desafio se traduz decisivamente no mundo dos negócios já que esse ambiente é pautado pelos resultados práticos conquistados nos negócios. Retomando uma visão que trouxe em meu último post por aqui, como traduzir os benefícios de uma cultura baseada em valores? Como traduzir, na prática, o que é isso e seus resultados? Essa semana bombou na web um acontecimento que nos ajuda a entender os benefícios concretos para uma organização de uma ação prática baseada em valores sólidos. Me refiro à viralização da experiência de um cliente com o Rei do IPhone. Para quem não acompanhou, a história é a seguinte: um consumidor se dirigiu a uma loja para consertar seu celular e recebeu um orçamento de R$ 180,00. Não satisfeito com essa orientação resolveu se encaminhar a outra loja da mesma região. Essa loja era o Rei do IPhone onde, não só soube do real problema (que era poeira), como teve seu celular “consertado” rapidamente. Ao solicitar o orçamento do lojista, foi informado que não custava nada. A única solicitação que recebeu foi um pedido para divulgar seus serviços aos amigos. O cliente, impactado positivamente, divulgou em sua página do facebook a experiência. Resultado: o post teve mais de 300 mil likes e 70 mil compartilhamentos. Depois de alguns dias, outra pessoa impactada por essa informação foi ao Rei do IPhone e postou uma foto da loja lotada com fila na porta. Esse post teve mais de 170 mil likes e foi por compartilhado por mais de 12 mil pessoas. O Rei do IPhone bombou e suas vendas se multiplicaram sem ter investido um centavo em divulgação.

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O Brasil que dá certo

26 junho 2016

Tempos difíceis esses por qual passamos. Diariamente somos “surpreendidos” com “novidades” que causam um impacto importante em nosso dia a dia. Existem 2 dimensões desse impacto: uma dimensão é nua e crua: está mais desafiante gerar negócios, os clientes estão mais arredios e tudo isso influencia nossos resultados. A outra dimensão é de fundo psicológico: um ambiente altamente instável influencia o modo como percebemos o risco de todos nossos passos. Um efeito colateral dessa dinâmica é a paralisia, aquela sensação de não saber qual rumo tomar. Interajo com empreendedores todos os dias de minha vida. Me relaciono com a verdade prática. Com o que está de fato acontecendo e não com o que aparece na mídia ou na timeline do Facebook. Testemunho pessoalmente os desafios que esse ambiente imputa a todos os empreendedores, gestores e todos profissionais dedicados em construir sua trajetória de sucesso. Nessa caminhada forja-se 2 convicções: realmente as coisas estão mais desafiantes. Essa é uma realidade inconteste e seria leviano e irresponsável negar esse contexto. Por outro lado, diariamente, conheço histórias que, a despeito desses desafios, têm prosperado. São empreendedores, líderes, profissionais que têm encarado essa instabilidade com peito aberto, muita disposição e a certeza de que ela é passageira.

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Quem detêm a propriedade das marcas atualmente?

26 junho 2016

Assisti a uma aula no meuSucesso (uma de nossas First Class) que tem como tema “Como construir narrativas nos ambientes digitais” com o professor Sérgio Lage da ESPM. Essa aula está relacionada ao Estudo de Caso do Rony Meisler da Reserva. Tive uma série de insights que irei compartilhar por aqui como faço na plataforma para os alunos do meuSucesso (aliás, sou a prova viva do poder da educação e como me transformo a cada conteúdo que estudo). O tema tem a ver com os desafios na construção da marcas nesse contexto digital. Compartilhando: Nesse novo contexto das mídias sociais onde o cliente tem mais voz e poder, as marcas precisam aumentar sua influência construindo diálogos com seus consumidores. Para isso é necessário um profundo entendimento das relações sociais e do comportamento dos seus clientes, aliado a um forte entendimento da essência da organização, seus propósitos e valores. Essa tendência, que ficou conhecida como Marketing de Influência, deve contar com a utilização combinada de mídia paga e mídia gratuita, ou seja, a utilização da presença digital por meio dos canais sociais disponíveis (Facebook, Twitter, LinkedIn etc). Mais uma vez se evidencia a importância da construção de narrativas da marca que deve ter como base sua legitimidade, já que, ao abrir esse diálogo seu nível de exposição se exponencia.

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