fbpx

O Brasil está envelhecendo. A solução passa pelo empreendedorismo

08 dezembro 2016

O Brasil não é mais um país jovem. Essa foi a principal conclusão de pesquisa apresentada pelo IBGE na semana passada. O espectro da população que mais cresceu proporcionalmente no país na última década foi o universo de idosos de 60 anos ou mais (foi de 9,8% para 14,3%). A mesma pesquisa aponta que a tendência é que a proporção de brasileiros nessa faixa etária praticamente dobre para 23,5% em cerca de 24 anos. Esse dado foi alardeado aos quatro ventos, sobretudo, por seu impacto na combalida previdência pública. Essa referência volta a estar em evidência com o anúncio de um dos pontos mais relevantes da proposta da sua reforma: a idade mínima para aposentadoria sobe para 65 anos. Um aspecto, portanto, quase passou despercebido por todos. O buraco é muito mais embaixo do que simplesmente discutir a questão previdenciária (não negligenciando, evidentemente, a relevância desse tema para o futuro da nação). A questão essencial é: como nosso país irá se preparar para ter uma população economicamente ativa de mais idade? Sintetizando ainda mais essa reflexão: seguindo a dinâmica e lógica vigentes de geração de renda, haverá emprego para esse contingente de cidadãos que viverão mais do que nunca?

Continuar Leitura

O conceito de empresa válida

07 dezembro 2016

Minha experiência de quase 10 anos na HSM foi muito fértil em várias frentes. Uma das mais gratificantes foi o universo de pessoas que conheci e que influenciaram – e continuam influenciando – decisivamente minha mentalidade. Uma dessas pessoas que se transformou em uma de minhas referências intelectuais é o professor José Carlos Teixeira Moreira, fundador da Escola de Marketing Industrial e um dos percursores no Brasil a explorar o tema de negócio B2B (vendas de empresa para empresa). Ontem estive com ele em mais um encontro intitulado Usina de Valor. Me revigoro nesses momentos ao tomar contato com conhecimento e crenças tão essenciais. Há mais de três décadas o professor tem ensinado aos principais líderes empresariais do Brasil o conceito de empresa válida.

Continuar Leitura

É hora de nos blindar…

25 novembro 2016

Os últimos anos têm sido pródigos em notícias impactantes em nosso país. Não há um único dia sequer que não somos alvejados por verdadeiras bombas. Essa conjuntura gera um efeito catatônico: muitos tendem a ficar paralisados, sem ação, perante as indefinições oriundas dessa instabilidade. Tenho preconizado a necessidade de nos blindarmos quanto a toda essa conturbação. Minha visão é que devemos ter discernimento daquilo que é relevante para nossa vida e que temos influência, das situações onde não temos ingerência, aquelas onde nossa ação não tem efeito. Alguns encaram essa visão como uma atitude alienante. A perspectiva é que ao adotar essa postura, estou me alienando da realidade, desprezando os impactos do macro contexto e me recolhendo a meu universo. Respeito essa opinião, porém me parece que é necessário um maior aprofundamento no significado de “alienação”. Uma das definições do termo lhe conceitua como sendo a diminuição da capacidade do indivíduo em pensar ou agir por si próprio.

Continuar Leitura

38 / 59

PÁGINA