fbpx

As empresas de diagnóstico competindo com o Google

13 março 2018

A tecnologia subverte a lógica estabelecida há décadas no mercado corporativo influenciando os pilares fundamentais que, até então, orientaram o pensamento estratégico. Para ilustrar essa lógica, veja essa notícia publicada no Meios: O Google descobriu como avaliar o risco de doença cardíaca de uma pessoa olhando nos olhos dela. Com inteligência artificial, o software da empresa escaneia a parte de trás do olho do paciente e é capaz de deduzir com precisão dados como sua idade, pressão arterial e se ele fuma ou não. Um dos principais conceitos estratégicos foi elaborado por Michael Porter com suas forças competitivas. Uma das bases do conceito reside nos Grupos Estratégicos que, em síntese, representa o universo das organizações que, pelo seu posicionamento, competem por mercados similares. O Grupo Estratégico dos carros básicos, por exemplo. Segundo essa tese, um dos principais focos de qualquer estrategista é estar atento aos movimentos das organizações que fazem parte de seu Grupo Estratégico e criar barreiras de entrada de modo a dificultar sua mobilidade e obtenção de vantagem competitiva. A pergunta que fica com o exemplo acima: com quem concorre o Google? E as empresas de diagnóstico? Se as empresas do setor de saúde ficarem apenas analisando os movimentos de seu setor, conseguirão competir com novos concorrentes como o Google? Aliás, o modelo do Porter dá conta de movimentos de organizações de outros setores quando cita as ameaças de novos entrantes, porém, ainda nessa frente, os movimentos de outrora eram muito mais previsíveis do que os atuais. Nada na história se assemelha ao que está acontecendo atualmente. As fronteiras entre os negócios estão sendo evaporadas pela tecnologia. Organizações e líderes que não entenderem essa lógica e continuarem aferrados a um raciocínio inflexível correm sérios riscos já que a ameaça pode vir de onde menos se espera e as consequências serão dramáticas. Afinal, que tal um Google fungando no seu cangote?

Continuar Leitura

Palestra no Clube Curitibano dia 21/03

13 março 2018

Dia 21/03 às 20:00 estarei em Curitiba no Clube Curitibano apresentando a palestra “O DNA do Empreendedor de Sucesso”. O evento é aberto. No link você tem mais informações. Quem não teve oportunidade de participar do evento de lançamento do “Gestão do Amanhã” em São Paulo, convido para participar do evento. Estarei à disposição para autografar seu exemplar. Na palestra aproveito toda minha experiência estudando empreendedores de sucesso nos últimos 4 anos, além de empreender no meuSucesso, para compartilhar os traços presentes no perfil que observei estarem presentes na maioria dos protagonistas de sucesso no Brasil. Te espero lá!  

Continuar Leitura

Lançamento dia 15/03 do “Gestão do Amanhã”

12 março 2018

No próximo dia 15/03 às 19h00 na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em São Paulo acontece o lançamento oficial do meu próximo livro “Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre Inovação, Estratégia e Liderança na 4a Revolução Industrial”. Eu e meu parceiro, José Salibi Neto, iremos apresentar uma palestra seguida de uma sessão de autógrafos exclusiva para os participantes. O livro aborda as características da nova economia, a chamada 4a Revolução Industrial, apresentando quais são os modelos estratégicos, de educação e liderança mais adequados a essa nova realidade. Os conceitos apresentados são explorados tendo como pano de fundo mais de 100 casos de empresas citadas na obra. Ao final de cada capítulo, o leitor terá disponível Mapas Mentais que sumarizam todo conteúdo daquela sessão, seguido de um check-list. Além disso, produzimos 10 Talk Shows com protagonistas brasileiros que têm relação com cada conceito apresentado no projeto. O livro já está à venda nos principais ecommerces como na Cultura (acesse aqui). Lhe aguardo no dia 15/03 e também seus comentários sobre o livro.  

Continuar Leitura

16 / 59

PÁGINA